• A+
  • A-

Projeto Social do Hospital São Carlos

Image
12/07/16
605

Projeto Social do Hospital São Carlos

Crianças fazem a festa sustentável e divertida

As crianças, famílias e amigos do Projeto Social do Hospital São Carlos reuniram-se no último dia 19 de outubro para celebrar um ano de projeto e homenagear as crianças e os professores. Os convidados assistiram a apresentação da bandinha de percussão Criançarte Musical, conferiram a exposição das peças de arte reciclável criadas pelos próprios alunos, compartilharam sobre cidadania e também expressaram agradecimentos ao Hospital São Carlos e seus colaboradores.

Cuidando do Planeta

Os 12 alunos do curso de Arte Reciclável confeccionaram 117 peças decorativas e brinquedos durante as aulas. Bombons, pirulitos e pipocas preencheram cada peça que ao fim da exposição, foram presenteadas aos convidados pelos alunos. Antes, cada aluno escolheu sua peça preferida para guardar como recordação. A coordenadora do projeto, educadora Gláucia Paiva, explica que essa ação educativa valoriza o trabalho e a criatividade dos alunos, protege a natureza ao reaproveitar plástico e outros diminuindo a quantidade de lixo lançado no meio ambiente. “As crianças tornam-se exemplos de práticas sustentáveis para seus colegas e adultos da comunidade.”, afirma a educadora.

A professora Socorro Silva, compartilhou a alegria e superação de formar a primeira turma de crianças e adolescentes em Arte Reciclável. “Essa forma de aprendizado é totalmente diferente da convencional. Os alunos ficam à vontade para criar e livres para interagir a todo o momento! Reutilizar quer dizer usar recursos sempre que possível e, reciclar o que não serve mais, significa dar novo uso”. Socorro Silva possui um atelier em casa com peças decorativas, acessórios de moda e utensílios para cozinha e jardim, tudo criado por ela mesma a partir de material reciclável. Há três anos, ela dedica-se com amor e profissionalismo à Arte Reciclável.

Banda Criançarte Musical

Em um ano, dois grupos de alunos de percussão entre oito e catorze anos de idade foram formados no Projeto Social do Hospital São Carlos. Os instrumentos utilizados durante as aulas são regionais como a zabumba, o triângulo e o agogô a fim de prestigiar a cultura regional. A professora Aline Marques preparou uma apresentação especial com música e brincadeira de corda! “A idéia foi das crianças: enquanto a bandinha tocava e cantava, outros acompanhavam pulando corda.”.

Cidadania

As aulas de cidadania com a jornalista Caroline Milanez estimulam a formação ética dos alunos, inicialmente, fazendo-os pensar e compreender sobre a oportunidade de aprendizado oferecida pelo Projeto Social do Hospital São Carlos ás crianças, adolescentes e famílias da comunidade. A cidadania estimula a valorização do conhecimento adquirido nas aulas, pois enquanto crianças e jovens evoluem no exercício do saber coletivo, nasce em seus corações o desejo e a possibilidade  de compartilhar no dia-a-dia, em casa, na escola e na comunidade.

Aprender, ensinar e doar-se em prol do outro tem sido uma realidade construída com dedicação e amor por todos que fazem parte do Projeto Social do Hospital São Carlos. Especialmente os seus diretores, doutores Francisco Monteiro, Wilson Meireles e Márcia Real.

Os princípios cristãos, os valores cívicos que dignificam a pessoa humana, os estímulos de respeito ao próximo, ao meio ambiente e a valorização da vida em comunidade motivam e orientam os trabalhos ali no Barroso, bairro da grande Fortaleza. As pesquisas sociais, as ações educativas de aproximação com os moradores e a coordenação das atividades são responsabilidades da LM3 (Luz do Mundo Marketing Motivacional) representada por suas diretoras Gláucia Paiva, educadora, e Caroline Milanez, Jornalista, sob a direção do Hospital São Carlos.

Por Caroline Milanez

Serviço:

Projeto Social do Hospital São Carlos

Rua Maria José Passos Jereissati s/n Barroso I

lm3cidadania@hotmail.com

(85) 3493.4450

COMPARTILHAR NO FACEBOOK