• A+
  • A-

Artigo - Jornal O Povo - Esporte saúde e bem estar

Image
07/08/19
3197

Artigo - Jornal O Povo - Esporte saúde e bem estar

Esporte saúde e bem estar

No dia 5 de agosto comemoramos o Dia Nacional da Saúde, esta data foi escolhida em homenagem ao nascimento, do médico e sanitarista Osvaldo Cruz, reconhecido pela sua grande contribuição  na saúde pública. Uma preocupação quanto a prevenção de doenças em nossa sociedade moderna, tem sido o combate ao sedentarismo e o estimulo a prática esportiva. Quem pratica esporte regularmente tem menos chances de desenvolver problemas de saúde como excesso de peso, hipertensão, osteoporose, doenças cardiovasculares, depressão e ansiedade, e até mesmo mal de Alzheimer. Assim, o esporte deve ser encarado como uma importante ferramenta de promoção de saúde, pois pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e diminuição do índice de doenças que pesam inclusive no orçamentos público e ate mesmo privados. Nao e incomum ate mesmo operadoras de saúde desenvolverem projetos de incentivos a sua pratica.

A pratica de exercícios físicos embora essencial para ter uma vida saudável necessita ser bem planejada e cercada de alguns cuidados e boa orientação. Quando ausentes, podem levar a exageros ou praticas inadequadas que levam ao aparecimento de lesões indesejáveis. Como reação a essa atitude, a ciência do esporte vem desenvolvendo estudos e demonstrando que a prática de uma atividade física necessita de orientação especializada antes mesmo de se iniciar qualquer esporte. Assim manter um acompanhamento médico constante e a orientação de um profissional de educação física e essencial para que todos possam desfrutar dos benefícios de exercitar-se.

A prática de atividade física, da forma incorreta, pode acarretar prejuízos, em alguns casos irreversíveis as articulações. No caso de traumatismos ou caso apareça algum sintoma durante ou após a realização de exercícios físicos, o médico Ortopedista deve ser procurado. Após a avaliação clínica o médico irá analisar a necessidade de exames complementares, e fazer o correto tratamento bem como orientar e ate mesmo adequar a pratica esportiva em busca da saúde plena. O esporte é um grande aliado para potencializar o bem-estar e ter uma vida saudável. Porém, sem orientação e acompanhamento médico e de um profissional capacitado, o que seria um benefício pode se tornar um risco à saúde.

 

 

COMPARTILHAR NO FACEBOOK