• A+
  • A-

VIII Semana do Coração do Hospital São Carlos

Image
12/07/16
984

VIII Semana do Coração do Hospital São Carlos

Os setores de Educação Permanente, Cardiologia e Emergência do Hospital São Carlos em parceria com a Clínica Medicar, Laboratório AstraZeneca, Laboratório Pasteur, Sellene Medicamentos e São Carlos Imagem, Medicina Nuclear, realizaram entre os dias 28 e 30 de setembro e 1 de outubro a VIII Semana do Coração do Hospital São Carlos, com o objetivo de Apresentar o Protocolo de Dor Torácica do Hospital São Carlos e atualização do atendimento a Parada Cardiorrespiratória (PCR) e doenças cardiovasculares.

As doenças cardiovasculares são responsáveis por 29,4% de todas as mortes registradas no País em um ano, um total de 308 mil pessoas faleceram principalmente de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). A alta frequência do problema coloca o Brasil entre os 10 países com maior índice de mortes por doenças cardiovasculares. (BRASIL, 2011)

O evento teve como programação a apresentação do Protocolo de dor torácica do Hospital São Carlos para as equipes de Médicos e Enfermeiros do hospital. Para a equipe de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem foi realizado o treinamento segundo o protocolo TECA B (Treinamento de Emergências Cardiovasculares Básico) da Sociedade Brasileira de Cardiologia, com estações de simulação de atendimento a PCR. 

Tivemos também o stand da prevenção que atingiu mais de 200 pessoas, pacientes e colaboradores do hospital, onde foram verificados os níveis de pressão arterial e glicemia. No mesmo momento esses pacientes receberam orientações sobre estilo de vida saudável e medidas para a prevenção das doenças cardiovasculares, foram distribuídos panfletos informativos, com dicas nutricionais, atividade física e como controlar níveis de glicemia, colesterol e pressão arterial. 

COMPARTILHAR NO FACEBOOK